domingo, 21 de março de 2010

-- Pessoas --

PESSOAS, quantas pessoas existem dentro de você??? Li um livro chamado: Multiplicidade, a nova ciência da personalidade de Rita Carter. Logo pensei em Fernando Pessoa, não acho q ele era bipolar ou maluco, com seus amigos imaginários que os ajudavam a escrever. “A mente contém um conglomerado mutável de pequenas mentes.”
Por isso ele não utilizava pseudônimos ele não queria esconder quem escreveu tal coisa, ele criou (diversas pessoas com personalidades diferentes) heterônimos com nome próprio, obras próprias, biografias próprias, etc... Vamos conhecer algumas pessoas q existiam dentro de Fernando Pessoa? Bora lá!

- Alberto Caeiro: Viveu quase toda a sua vida no campo. Não teve profissão, nem educação quase alguma. Me arrisco a dizer que era o lado mais simples de Fernando Pessoa, voltado a natureza, as coisas simples da vida:
"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é.
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem por que ama, nem o que é amar..."

- Ricardo Reis: Era um médico se preocupava com a angústia da brevidade da vida, a inevitável Morte e a interminável busca de estratégias de limitação do sofrimento que caracteriza a vida humana. Posso dizer que essa era a pessoa dentro de Pessoa q tinha mais consciência das coisas, que pensava além do mundinho que o rodeava, era o erudito dentro de Pessoa.
“Breve o dia, breve o ano, breve tudo.
Não tarda nada sermos.
Isto, pensado, me de a mente absorve
Todos mais pensamentos.
O mesmo breve ser da mágoa pesa-me,
Que, inda que mágoa, é vida.”

- Álvaros de Campos: Estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval. Expressava o desencanto do quotidiano citadino, adotando sempre o ponto de vista do homem da cidade. Lado desencanto da vida dentro de Fernando Pessoa, e é dele o meu poema predileto, então vou colocar um vídeo com ele completo pra quem quizer escutar:

Nesse trecho Álvaro de Campos conversa com Alberto Caeiro, imagino que seja Pessoa questionando a si mesmo pq em certas horas não conseguia não pensar tão serenamente sobre as coisas, levar tudo de forma mais leve.
"Meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade.
   Meu coração não aprendeu nada.
   (...)
   A calma que tinhas, deste-ma, e foi-me inquietação."

- Bernardo Soares: ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, onde viveu toda a sua humilde vida de empregado.Vivia sozinho, na baixa, num quarto alugado... Lado solitário e mais pessimista de Pessoas, um dos meus prediletos se me permitem opinar. Eu sou particamente Bernardo Soares. ¬¬ Se queres conhecer Mônica Wesley, leia esse livro: LIVRO DO DESASSOSSEGO (baixe).

 "De resto, com que posso contar comigo? Uma acuidade horrível das sensações, e a compreensão profunda de estar sentindo...Uma inteligência aguda para me destruir, e um poder de sonho sôfrego de me entreter...Uma vontade morta e uma reflexão que a embala, como a um filho vivo..."
 
Pra finalizar, o que quis mostrar com esse post é que existem várias pessoas dentro de nós. "Nada pode sair do artista que não esteja no homem." E como a própria Rita Carter disse: É possível assumir o controle de cada uma das múltiplas personalidades que compõem a nossa face mais visível. O importante é você descobrir quem realmente é.
Difícil é descobrir quem realmente vc é. Parece que Fernando Pessoa passou a vida inteira sozinho tentando descobrir quem era e não descobriu. E a humilde narradora que vos fala esta indo pro mesmo caminho.
"A minha vida é como se me batessem com ela."

5 comentários:

  1. Eu acho interessante que ele também escreve como o Próprio pessoa que é bem diferente das outras 4 personalidades, apesar de que ele mesmo diz que o Bernado Soares tem o estilo semelhante ao do Pessoa, daí a ser considerado o Semi-heterônimo.

    Pow, eu acho eles tão fantásticos que é impossível eleger um favorito, mas o Livro do Desassossego é muito bom e realmente recomendo que as pessoas não baixem, comprem um livro e leiam, que ele não é livro pra se ler na frente do computador. Já lesse Mensagem? Também é muito bonito. Ah, sabe o que eu recomendo: ler também o "Livro do Cesário Verde" que o Alberto Caeiro algumas vezes cita. Já lesse alguma coisa do Walt Whitman que o Álvaro de Campos fala tanto? Eu morro de curiosidade, mas nunca parei para ler?

    ResponderExcluir
  2. Eu não vejo muita diferença quando ele escreve e assina como ele mesmo, pq afinal ele é a soma dos heteronimos... Quanto a não baixar, pra mim pouco importa a forma q a cultura vai chegar as pessoas contanto que chegue. Livros, cd's, dvd's, cinema, teatro... A cultura é muito cara R$ no Brasil. Quanto a Walt Whitman, nunca li nada não, vou procurar, depois a gente troca uma idéia.... Mas a real do post vc não respondeuQuantas pessoas existem em VC?

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de todas as pessoas que existem em você. JP

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que eu diria que existem duas personalidades na minha pessoa, dá pra ver pelo blog, tem um lado digamos rebelde e irreverente que gosta de questionar e entender. E eu acho que tem outra personalidade um pouco mais otimista que consegue ver beleza nas pequenas coisas.

    Sei lá, eu acho que eu sou um chato de galochas quanto a essa questão de ler no computador. Sei lá, eu acho que mesmo que os "Kindles" da vida peguem eu vou ser igual aqueles colecionadores de vinil. Eu acho que tem uma edição bem baratinha do Livro do Desassossego, e venhamos e convenhamos dá vontade de ler e reler várias vezes.

    ResponderExcluir
  5. Já disse o poeta Manoel de Barros: tudo o que não invento é falso.

    Sejam personalidades, sejam poesias, o que vem da gente é sempre verdadeiro. Até as mentiras.

    E ainda na voz deste poeta: "Não saio de dentro de mim nem para pescar."

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails