quinta-feira, 18 de março de 2010

-- Felicidade --

Hoje vou mudar de filósofo e vou falar sobre Epicuro. Podem comemorar ou não!!! o/

"Segundo Epicuro, o ser humano só será feliz se conseguir desenvolver três importantes elementos: amigos, liberdade e uma vida analisada. Quem souber valorizar cada um destes aspectos encontrará a verdadeira felicidade."

1) Amigos: Não é ter amigos, pra Epicuro vc deve literalmente MORAR com os amigos, amizade não existe a distância, não se define em encontros de fds. Vc não deve sequer fazer UMA refeição sozinho, "quem come na solidão é o urso ou o leão". O_O Então, grude no seus amiguinhos...
2) Liberdade: Era não ser dependente de ninguém, não depende de chefes chatos pra pagar seu salário pra sobreviver, etc. Coisa de gente q já nasceu rica ou quer virar hippie. E ainda discordo em outro aspecto, se depende de amigos ao redor, não é livre.
3) Vida analisada: Vc deve parar tudo para analisar todos os seus desejos e anseios, mas não em qualuqer lugar,num lugar tranquilo, sereno, longe de tudo. Nisso eu concordo.

Ele atribuiu a publicidade a responsabilidade pela infelicidade. Pq ela faz a gente pensar que não é feliz pq não tem algo. Te faz comprar o q vc não quer, não precisa, mas utiliza de psicologia para te envolver, te dando a falsa sensação de que comprando aquele objeto vc será feliz. (Tbm concordo, mundo capitalista fail)

Diante dos fatos, se Epicuro estiver certo, nunca serei feliz. Pq pra mim felicidade é muito mais complexo q isso...amigos!!! relações humanas nos trazem mais desgosto q gosto. Liberdade? Se vc não nasceu em berço de ouro, vai tentar ser livre na miséria.

Ele dizia  que um filosofo ajudaria mais na busca pela felicidade do q bens materiais. Nesse caso um filosofo me fez acreditar que ela realmente não existe.

ENCONTRE A FELICIDADE
Beba Coca Cola e tenha vários problemas de saúde além de estrias.... Mas mesmo assim, abra a felicidade, beba e arrote sua felicidade pra todo mundo ouvir. o/ #fikdik


8 comentários:

  1. Bianca, Renato e Alice18 de março de 2010 às 15:48

    Nao acredito em um tipo de felicidade eterna.. mas sim em momentos felizes!!!
    A vida nao é feita somente de felicidades ou infelicidades.. ate o cara mais feliz do mundo tem momentos de dor e sofrimento..
    Acredito q na maioria das vezes q sofremos é pq permitimos q isso aconteça.. e cabe a nos msm nao deixar q isso aconteça pra sermos mais felizes!!!
    Nao sei escrever bonito e nem tenho bases filosoficas.. mas aprendi (vale lembrar q depois de muito sofrimento) q quem faz meu destino sou eu!!! e eu escolhi ser felizzzz ;]
    #fikdik

    ResponderExcluir
  2. Não acredito em felicidade. Esse post é a nível de conhecimento.
    Quanto a questão de escolha receio q não seja tão simples assim. =)

    ResponderExcluir
  3. Tem só que escolher o que é melhor pra você, felicidade é como o nirvana... o foda é que quando o monge atinge o nirvana... ele morre ^_^
    vai ver em leito de morte saberemos o que é isto... deve ser bom mesmo nunca soube de alguém q tenha voltado após encontrar a felicidade ^_^... no caso do Nirvana.. só BUDA


    2) Capitalismo rulez... Temos que ganhar pelo que trabalhamos... e não trabalhar como loucos e ganhar igual ou menos aos que não dão esforço... (por favor.. sabem muito bem do que estou falando... sem comparações com pessoas que nascem em berço de ouro)...

    olha... essa foto parece que é no museu de cabangu ^_^

    quanto a um lugar tranquilo eu concordo... só não concordo que o lugar tranquilo seja sinônimo de monótono...

    ResponderExcluir
  4. 2) Sobre o capitalismo, releia o texto... eu estou questionanado justamente isso. Ele diz q pra ser feliz tem q ser livre dos chefes, salas, prisões q sofremos.... Q não é possível ser feliz assim, se vc ja nao tem dinheiro.. ou fique satisfeito não tendo nada.

    Sim, a foto é de Cabangu... Quanto ao lugar, depende, cada um é cada um...e encontra seu cantinho.

    ResponderExcluir
  5. esse 2) ae é q eu estava escrevendo uma outra coisa em paralelo e saiu ae... não questionei a parte dos chefes hahah ... tb queria ser livre disto ...

    "Chefes e Núvens são iguais. Ambos quando somem o dia fica lindo" - Algum peão que trabalhava com um amigo meu...

    ResponderExcluir
  6. Bianca, Renato e Alice s218 de março de 2010 às 20:22

    Vcs dois hj estao afim de discutir hein!!!

    Acho q cada um interpreta textos de modo q convem a si msm.. os filosofos entao nem falo.. nao é uma lingua q eu falo, mas acredito q a pessoa tende a se identificar com algum q considere ter vivido o q vc esta vivendo agora.. concordo q atualmente nao tem nenhum filosofo eternizado, mas quanto aos antigos.. viveram em outra decada, outras condiçoes.. e se esse Nietsche tivesse nascido nos tempos de hj, será q viveria os fatos q relata??? diante de tanta modernidade e liberdade tb, alem da independencia q adquirimos ao longo do tempo.. sei la..
    Nem sei do q estou falando mais.. talvez somente devaneios como de varios filosofos e estudiosos..
    Ahh vou parando por aqui.. nao sou páreo pra esses dois ai de cima o_o
    Mais tá valendo hehehe ;]

    ResponderExcluir
  7. "Relações humanas nos trazem mais desgosto q gosto. Liberdade?"

    Poxa, Mônica eu acho que eu nunca achei nada que me desse prazer que não envolvesse outro ser humano e a relação com eles(está bem, talvez apreciar uma paisagem natural). Se um livro é interessante é por que um ser humano escreveu, querendo se relacionar com outro. Se você assiste um filme, você está se relacionando com vários seres humanos que se expressaram de diversas linguagens e eu poderia citar milhares de outros exemplos. Eu acho que se na sociedade moderna é difícil viver sem depender de outros seres humanos, eu acho mais difícil ainda obter prazer sem se relacionar com alguém, seja lá através de que linguagem seja.

    ResponderExcluir
  8. Criar dependência emocional é ruim... Qualquer tipo de dependência compromete a liberdade. Foi exatamente isso q não compreendi na teoria dele, mas muitos dos livros q ele escreveu evaporaram.. então.. deve ser por isso q ficou meio vago. Pq a maioria diz q a gente não deve se importar com o q não depende unica e exclusivamente da gente. Se o seu humor mudar pq sua namorada tá de tpm e te deu uma patada, seu humor é reflexo do dela. Ou até pq to mais tempo vc fica com uma pessoa, mais chances de brigar com ela... e ele mandar grudar nos amigos.
    Qual a definição de liberdade pra ele?
    Acho q buscamos entender o segredo da felicidade tanto quanto tentamos entender o q é liberdade. =)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails