quinta-feira, 8 de abril de 2010

-- Ausente --

MINHA VIDA SEM MIM Sinopse: Com 23 anos, Ann é mãe de duas garotinhas, casada. Após passar mal, Ann descobre que tem câncer nos ovários. A doença alcançou o estômago e logo estará chegando no fígado, assim ela terá no máximo três meses de vida. Sem contar a ninguém seu problema e dizendo que está com anemia, Ann faz uma lista de tudo que sempre quis realizar, mas nunca teve tempo ou oportunidade. Cria uma lista de coisas para fazer antes de morrer. Mesmo tendo um casamento feliz, ela quer não só descobrir como é dormir com outro homem, mas também fazer com que ele se apaixone por ela. Entre outras tarefas está gravar mensagens para as filhas, tomar banho de chuva e arrumar uma nova mulher para seu marido.
  "Ela dedica toda a energia q lhe resta para resolver as questões de sua vida e para deixar preparada a própria ausência."
 
 Estava pensando, a frase acima é justa? Se a vida é um bem individual e como qualquer outro bem podemos desfaze-los a qualquer momento, a morte, o suícidio, por exemplo não deveriam ser encarados com tanto pavor. Pq estou falando nisso? Pq pra mim a melhor frase do filme é a seguinte: 

"Nem sequer tens saudades da vida que não vais ter porque, nessa altura, estarás morta e os mortos não sentem nada. Nem sequer saudades."

Mas as pessoas que ficam vivas sentem né, aí vc ficar preso, perde o resto das suas energias pra tentar, por amor, se acorrentar a um ser que vc não quer mais. Seja por não saber se um ente querido vai conseguir se recuperar, ou vc vai servir de mal exemplo pra alguém. "Só quando você perde tudo é que se torna livre para fazer qualquer coisa?” Ser insuportável, afastar pessoas de vc, deixar de ser altruísta pra fazer o que realmente se deseja.
Quantos amigos realmente irão sentir sua falta, e quantos vão ficar chocados e se esquecer com duas semanas? São egoístas as pessoas que te forçam a ficar ou a pessoa que se vai?
Me lembrei agora de um poema do Álvares de Azevedo, lá vai:
"Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que dove n'alva
Acorda a natureza mais loucã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
"

Enfim, COMO SERIA SUA VIDA SEM VC?

5 comentários:

  1. Eu não sei Mônica, eu tenho minhas ressalvas quanto essa questão, da nossa vida ser completamente nossa. Eu até penso que enquanto indivíduo solteiro e largado no mundo eu até considerado que minha vida seja totalmente minha.
    No entanto, eu acho que quando você resolve construir uma família a coisa muda um pouco de tom. Por que você passa ter que cuidar de outras vidas.

    ResponderExcluir
  2. Vc se casar, ter filhos... é um escolha sua... vira sim uma obrigação pra ti...Aí vc passa a ser egoísta simplesmente deixar de viver. Pq se não gosta da vida pq colocou outras vidas no mundo?
    Mas e quanto a familía, genética... Não escolhemos nascer... e temos por consideração ou outra coisa qualquer, a ela não ter opção pela morte?

    ResponderExcluir
  3. Bianca, Renato e Alice ;]8 de abril de 2010 às 15:20

    A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
    Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
    Quando se vê, já é 6ªfeira...
    Quando se vê, passaram 60 anos...
    Agora, é tarde demais para ser reprovado...
    E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade,
    eu nem olhava o relógio.
    seguia sempre, sempre em frente ...

    E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

    Mario Quintana ( In: Esconderijo do tempo)

    ResponderExcluir
  4. É a vida é um "dever" de casa, lembra da epoca da escola? Q chato.... Mario Quintana quis dizer q a vida é um FARDO. Embora pareça algo positivo, parando pra analisar, é tão pessimista quanto as minhas considerações acima. =P

    ResponderExcluir
  5. Ah Mônica, eu acho que é uma questão de valores. Eu por exemplo, acho que não procuraria colocar uma criança no mundo. Se eu não acreditasse que existe a possibilidade de ela ser feliz, mas eu acho que quando você constitui a sua família você tem obrigação de cuidar dela. Não ache que você tenha que deixar de viver nem nada, mas eu acho que você realmente tem que mudar de estilo de vida.

    Tentar ver a beleza no crescimento da família, nas coisas que um deles alcança. E eu não sei se conseguindo ver tanta beleza nisso tudo uma pessoa ainda teria capacidade de tirar a própria vida.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails