segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

-- Ângulos [1] --

Eu tinha um fotolog que mais parecia um blog, eu passei por uma fase que eu escrevia muito, estudava muito... Legal ver que depois de um tempo a gente vê as coisas por um ângulo diferente ou até mesmo começa a aplicar certas teorias com mais facilidade em nossa vida com o passar do tempo.

Vou postar novamente o que escrevi em 20/05/3009 sobre a Teoria de Eros e Thanatos de Freud...
______________________________________________________

... Sinto o gosto de mudanças na garganta, mesmo gosto que senti quando me mudei pro ES. Esse gosto é uma mistura de medo, ambição, sonhos, comodismo, inquietude, adrenalina, e mais um zilhão de sentimentos.

Impressionante como tudo que sinto, muitas coisas, que senti a vida toda são explicadas por Freud. Tenho todos os motivos do mundo pra ser fã dele.
Hoje mesmo a tarde disse que as vezes me sentia uma gigante diante das situações,mas ao mesmo tempo, tenho vontade de virar um feto, ficar quietinha, é como se todo o esforço de mudança, de melhora, de crescimento fossem inúteis. Esse conflito é explicado por Freud como:

A VIDA É UMA GUERRA PSÍQUICA ENTRE EROS E THANATOS.

- Eros = ligado às pulsões de vida, impulsiona ao contato, ao embate com o outro e com a realidade. Sendo a vida tensão permanente, conflito permanente coloca-nos no interior de afetos conflitantes e pode não ser a realização do princípio do prazer.

- Thanatos = é o princípio profundo do desejo de não separação, de retorno à situação uterina ou fetal, quer o repouso, a aniquilação das tensões. Está vinculado às pulsões da morte pois somente esta poderá satisfazer o desejo de equilíbrio, repouso e paz absolutos.


Ok, nesses dois conceitos ele explica o que vivo desde que me entendo por gente, o meu desejo grande de ser alguém na vida, de conquistar tudo na vida sozinha, de ser cada vez mais, de provar pra mim mesma que posso sempre mais. As vezes ao mesmo tempo, ou quando coloco a cabeça no travesseiro, fico me perguntando pra que tanto esforço, onde quero e onde vou chegar. Por que se tudo leva a morte, qual o problema se ela chegar de uma vez? Hoje descobri que não sou uma pessoa com tendência ao suicídio. Sou normal (Olha!!!! Meu Thanatos as vezes fica em alta...)

Esse medo que tenho hoje dessas mudanças que estão por vir e que ainda não sei quais são, é parte dessa guerra de eros e thanatos. Medo esse que vem e passa, a vida já me comprovou isso X vezes.
______________________________________________________


Legalzinho né? Meu thanatos tem estado em alta, não sinto vontade de me esforçar muito pra mudar as coisas... Minha vontade é ficar em posição de feto o tempo todo, quietinha, no meu canto, sem maiores preocupações ou pretensões... Enfim... daqui a pouco meu Eros volta a ser como era antes e talvez eu consiga levar meus planos pra frente.
Por hje é só... Bjusss!!!

2 comentários:

  1. Bianca, Renato e Alice s225 de janeiro de 2010 às 21:28

    Hj gostei!!! Mais animadinha.. escreve muito bem tb.. devia escrever um livro, ia ganhar um dindim hein!!!
    Na minha opniao nao deveria pensar muito no q ja foi e nem do q será, mas sim no hj, no agora!! afinal o q se leva dessa vida senao o q a gente aprende e curte.. isso com certeza ninguem pode tirar!!!
    Nao sei se me fiz entender.. mas é isso..
    "Vamos viver td q ha pra viver.. vamos nos PERMITIR!!!"
    Bjooooooooooo ;]

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que o problema todo é que tem certos momentos que a vida não dá oportunidade para gente ficar lá em posição fetal, assistindo a tudo pacificamente...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails