sábado, 20 de novembro de 2010

-- VanGoghShoes --



"Bom – agora não estou mais neste ambiente, no entanto esta coisa que se chama alma pretende-se que não morre jamais, e que vive sempre e busca sempre mais e mais e ainda mais. Em vez de sucumbir de saudades, eu disse: “O país ou a pátria estão em todos os lugares".




Miserável, solitário, julgado, melancólico ativo, desprezado, solitário, louco, suicida.... Esse era Vicent Van Gogh(vivo), entre suas obras e sua biografia, pude observar algumas pinturas de sapatos, somente sapatos ali jogados. Os sapatos desgastados, com a solas rasgadas, demonstram os caminhos tortuosos por onde Van Gogh andou na sua eterna busca por seu lugar no mundo.

Sonhos de Akira Kurosawa - Corvos
O vídeo demonstra toda vida que existe por detrás da arte, seja visual ou literal. Olhando de forma superficial são apenas sapatos velhos, analisando profundamente percebemos o que significa. Existem algumas versões sobre como e pq Van Gogh teria cortado sua própria orelha, mas por certo, a que mais gostei foi a descrita nesse vídeo: 

"- Ontem eu estava tentando completar um auto retrato. 
Não conseguia acertar a orelha, então cortei e a joguei fora."

Acho que o sentido de orelha, nesse caso, não é literal, pode significar nossos defeitos ou situações e pessoas que devemos cortar e "jogar fora", para que o nosso auto retrato fique melhor com o passar dos anos.Que orelhas devemos cortar? O que tem por detrás de gestos, palavras ou nas entrelinhas deste post?
A natureza nunca é morta e minhas palavras nunca são jogadas ao vento.

“Isto renova a eterna questão: A vida é inteiramente visível para nós...?"

4 comentários:

  1. Realmente a teoria do filme chega a ser de um pragmatismo caricato. E você realmente tenha razão quanto ao auto-retratos.

    ResponderExcluir
  2. "- Ontem eu estava tentando completar um auto retrato.
    Não conseguia acertar a orelha, então cortei e a joguei fora."

    FODA FODA FODA!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que às vezes a gente corta a orelha errada.

    ResponderExcluir
  4. sou um grande fã de salvador dali, van gogh era depressivo demais e pelo menos na pintura gosto (mas nao concordo tanto) do conceito de renoir " a vida já tem muita coisa feia, entao a arte deve ser bela". pena q eu nao consigo.

    boa pergunta que parte deveriamos cortar? o problema é que ando se amputa um lado e defeito tende a aparecer do outro.

    nao sei se foi o certo mas dizem q ele cortou a orelha num porre doido de absinto, esse q foi o pingusso uahuauha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails