"Bom – agora não estou mais neste ambiente, no entanto esta coisa que se chama alma pretende-se que não morre jamais, e que vive sempre e busca sempre mais e mais e ainda mais. Em vez de sucumbir de saudades, eu disse: “O país ou a pátria estão em todos os lugares".
Miserável, solitário, julgado, melancólico ativo, desprezado, solitário, louco, suicida.... Esse era Vicent Van Gogh(vivo), entre suas obras e sua biografia, pude observar algumas pinturas de sapatos, somente sapatos ali jogados. Os sapatos desgastados, com a solas rasgadas, demonstram os caminhos tortuosos por onde Van Gogh andou na sua eterna busca por seu lugar no mundo.
Sonhos de Akira Kurosawa - Corvos
O vídeo demonstra toda vida que existe por detrás da arte, seja visual ou literal. Olhando de forma superficial são apenas sapatos velhos, analisando profundamente percebemos o que significa. Existem algumas versões sobre como e pq Van Gogh teria cortado sua própria orelha, mas por certo, a que mais gostei foi a descrita nesse vídeo:
"- Ontem eu estava tentando completar um auto retrato.
Não conseguia acertar a orelha, então cortei e a joguei fora."
Acho que o sentido de orelha, nesse caso, não é literal, pode significar nossos defeitos ou situações e pessoas que devemos cortar e "jogar fora", para que o nosso auto retrato fique melhor com o passar dos anos.Que orelhas devemos cortar? O que tem por detrás de gestos, palavras ou nas entrelinhas deste post?
A natureza nunca é morta e minhas palavras nunca são jogadas ao vento.
A natureza nunca é morta e minhas palavras nunca são jogadas ao vento.
“Isto renova a eterna questão: A vida é inteiramente visível para nós...?"
Realmente a teoria do filme chega a ser de um pragmatismo caricato. E você realmente tenha razão quanto ao auto-retratos.
ResponderExcluir"- Ontem eu estava tentando completar um auto retrato.
ResponderExcluirNão conseguia acertar a orelha, então cortei e a joguei fora."
FODA FODA FODA!
O problema é que às vezes a gente corta a orelha errada.
ResponderExcluirsou um grande fã de salvador dali, van gogh era depressivo demais e pelo menos na pintura gosto (mas nao concordo tanto) do conceito de renoir " a vida já tem muita coisa feia, entao a arte deve ser bela". pena q eu nao consigo.
ResponderExcluirboa pergunta que parte deveriamos cortar? o problema é que ando se amputa um lado e defeito tende a aparecer do outro.
nao sei se foi o certo mas dizem q ele cortou a orelha num porre doido de absinto, esse q foi o pingusso uahuauha