segunda-feira, 1 de novembro de 2010

-- NocebO --

Não é a primeira vez que escuto falar sobre EFEITO PLACEBO, sabe aquelas definições que ficam soltas em sua mente e um dia você consegue aplicação para elas? Então hoje foi um desses dias.
Assisti um filme, que a principio me parecia bobo chamado: "Minhas últimas cinco namoradas". No filme, além da análise psicológica do pq dos desastres amorosos da personagem principal, o que pra mim já era o bastante para chama-lo de filme "bom", em certo momento ele usa uma frase de Rochefoucauld:

"As pessoas não se apaixonariam nunca se não tivessem ouvido falar do amor."
 Logo... Achei minha definição perfeita para o amor romântico:
Amar é.... um efeito placebo, no meu caso NOCEBO. O_O


Explico:.
Efeito Placebo é quando algo que não tem determinada aplicação conquista resultados inesperados através de reflexos condicionados.
Condicionado quer dizer que se aprende, ou seja, é quando algo só gera determinado resultado sobre você, quando se é ensinado, ou seja tudo PSICOLÓGICO. Exemplos de Efeito Placebo são as curas milagrosas que acontecem nas igrejas ou curandeiros, comprimidos de farinha, etc. Me lembro sempre de uma orientação: Nunca leia bula de remédio, quando receitado para combater a doença X, se vc ler vai sentir todos os efeitos colaterais existentes, mesmo que existam chances mínimas. Quando o efeito é ruim, é chamado de NOCEBO

Diante de tal definição, creio que o amor, ou qualquer outro sentimento é condicionado, você aprende como se sentir em determinada situação, o que causa um efeito placebo. Não é o que realmente sente e sim o que você aprendeu sobre detrminado sentimento.
" Talvez a sensação no meu estômago não fosse amor afinal, mas sim uma infecção viral, ou intoxicação alimentar... ou ataque cardíaco."

Um comentário:

  1. quem sabe não é? fico me sentindo mal até em concordar, sou daquela maldita especie de homem que já deveria ser extinta a muito tempo, o dos romanticos, mas cada dia mais concordo com pontos de vista como esse

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails