domingo, 14 de novembro de 2010

-- AmorFati --

Não é a primeira vez que falo sobre "AMOR FATI" aqui no blog, mas por certo, antes eu falava com a intenção de me convencer e converter a tal. Hoje falo com experiência de causa, acho que conquistei a paz que tanto procurava, e que Nietzsche morreu buscando.

"Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo".

Não foi fácil chegar até aqui, pra quem acompanha o blog, tbm acompanhou minha aflição, mas como o próprio Nietzsche dizia: "É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela."
O caminho do auto conhecimento é muito árduo, até as ideias chegarem a seus lugares tudo vira uma bagunça. No final desse caminho se encontra a verdadeira liberdade. Você só é livre se viver pelo "Amor Fati".

Hoje posso dizer que sou feliz. E olha q absurdo, não aceitei jesus para que tal coisa acontecesse? hhuhuahuhaua Hoje não tenho grandes planos para o futuro, ou expectativas, posso dizer que estou tranquila e consigo me controlar de tal forma, que eu almejava mas achava impossível acontecer.

Não vou dar as leis para ser feliz aqui, acho idiota quem tenta impor leis para as pessoas. Posso sugerir que, conhecer pelo menos um pouco sobre o funcionamento do nosso cérebro ajuda e muito, mas não caia no mesmo erro que eu, não tente, com pouco conhecimento, analisar as outras pessoas, esse processo é de auto conhecimento, e as outras pessoas não importam, o que importa é a sua reação diante dos fatos, de qualquer fato. Ame seu fardo, se estiver sozinho, ame a solidão, se estiver acompanhado ame as pessoas independente do que aconteça, não se obrigue a nem um, nem outro, simplesmente fique tranquilo, não se estresse nem crie expectativas com nada que não dependa só de você. É difícil? Sim, até você se converter.
Não me julgo melhor que ninguém, simplesmente pq não me julgo mais, só quero continuar tranquila.
 
"... Já tive carro e grana
E um monte de convites pra qualquer lugar
Hoje eu só ando a pé
Mas eu continuo a andar..."
 
Pq estou falando sobre isso? Pq ainda me surpreendo quando percebo que estou serena diante de vários acontecimentos. Estou tranquila como estou, independente do que acontece. E escutei essa música do Leoni
hoje que me lembrou meu estado: O importante é andar.
"Há uma coisa, em mim, à qual chamo coragem; e ela, até agora, sempre matou em mim todo desânimo (...)
A coragem mata, também, a vertigem ante os abismos; e onde o homem não estaria ante abismos? 
O próprio ver – não é ver abismos?
Mas a coragem é o melhor matador, a coragem que acomete; 
Mata, ainda, a morte, porque diz: “Era isso, a vida? Pois muito bem! Outra vez!”"

5 comentários:

  1. Tá ainda mais linda nessa sua fase zen.
    Dá para notar a diferença.
    Te gosto ainda mais.

    Beijos.
    Zuckerberg hahaha

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, pior que o meu ideal de ser humano é justamente o contrário daquele que aceita. Eu acho que o meu ideal de ser humanos seria o incoformado, mas não de um inconformismo intelectual e sim concreto. Daquelas pessoas que se indignam com algo que elas não gostaram e vão lá correr atrás de criar algo que melhore aquilo.

    ResponderExcluir
  3. Um dia a gente cansa de discordar do mundo inteiro e cria o nosso próprio mundo.
    Amor Fati não é aceitar as coisas cegamente, mas entender como e pq acontecem, e compreender.

    Antes eu queria mudar as coisas, as pessoas... Hoje só quero mudar a mim mesma e ficar em paz, o resto é o resto, ficarei bem independente disso.

    ResponderExcluir
  4. tb sou um homem que gosta de rebater, que não se acomoda diante da vida, que vive para lutar, mas tb estou sendo obrigado a ver que existem coisas perfeitas como estão e devemos somente aceitar, falta somente a sabedoria de saber qual é qual, otimo texto

    ResponderExcluir
  5. Pôxa,me li um pouco nesse texto.
    Meu blog começou por um amor não correspondido e a necessidade de desabafar.E hoje?Hoje depois de tanto choro,dor,aprendizado estou aqui,mais feliz que nunca,(já até escrevi sobre isso)mesmo sem ter ganhado na megasena,sem estar no emprego dos sonhos,ou ter passado em um concurso,sem estar namorando o cara mais legal,enfim...sem tantos motivos que pra algumas pessoas são impressindíveis.Sou feliz que o que tenho,e com o que aos poucos estou lutando pra ter.
    Feliz,bobona,daquelas que ri de tudo e todos.

    "Ame seu fardo, se estiver sozinho, ame a solidão, se estiver acompanhado ame as pessoas" Você disse que não há regras,mais isso aí funciona.Pra mim funcionou.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails