terça-feira, 18 de maio de 2010

-- DAntiManicomio --

Hoje é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial - Pela humanização do tratamento de pessoas com distúrbios mentais. Como vocês já devem ter percebido, esse blog é meio louco, a pequena pessoa que vos fala é completamente louca e tem muita admiração pelas figuras ditas loucas da história.
Pare pra pensar o que seria desses grandes nomes muito doidos se fossem enfiados num Manicômio e fosse literalmente dopados??? Não o seriam. Nietzsche não teria contribuido tanto para a filosofia moderna, Raul Seixas não teria escrito letras tão perfeitas, Darwin não teria publicado a teria da evolução, se você ler biografias de grandes personagens de nossa história vai perceber que em algum momento eles foram tratados como loucos.
Freud não teria nos dado tantas teorias que serviram como base para o que conhecemos hoje sobre psicanalise. Freud pra mim foi um dos profissionais que tratavam com respeito e tentau humanizar o tratamento de distúrbios mentais. Assisti um filme preto e branco chamado: Freud: Além da Alma que você pode assistir tbm AQUI (esta divido em 20 partes), que mostra que muitas pessoas que sofrem de distúrbios mentais eram ridicularizados e sofriam de preconceitos, eram excluídos, chamados de endemoniados, etc. Freud estuda o funcionamento da mente e prova que vários desses sintomas, muitas vezes físico, como algo "normal", com cura, nada errado nem ligado a demônios. Abaixo vai uma redublagem de uma das cenas do filme, eu #rimuito.
Outro filme muito bacana que trata dessa humanização é o filme "Um estranho no ninho". McPurphy(Jack Nicholson) é um delinquente que após fingir-se de louco na prisão, é enviado á um sanatório, que segundo ele seria melhor do que a prisão. Dia a Dia, McPurphy visualiza a opressão da enfermeira Ratched sobre seus novos amigos "loucos" e cria um laço afetivo com um misterioso Índio. O filme é uma busca espiritual e psicológica pela liberdade de expressão e escolha. Dentro do manicômio, não é dado liberdade alguma para os pacientes, então, McPurphy, se vê obrigado a agir contra o sistema, contra o poder. A liberdade buscada pelos loucos da sociedade, que são oprimidos e aprisionados pelos corruptos que se vêem no direito de aprisionar e tomar conta de alguém. Dia a dia, ele ganha o respeito dos pacientes, cada um com suas personalidades e peculiaridades, que enxergam em seu novo amigo uma pessoa simples, que busca apenas um pouco de liberdade naquele caos todo. 
A série "Mental" da Fox, tbm tratou deste assunto em seu primeiro episodio. Mostra na série que com um coquetel adequado, o paciente se mantêm equilibrado, mas não perde suas individualidades, seus talentos, suas vontades... 
 
Finalizando, o mundo não seria o mesmo se os ditos "malucos" fossem dopados e enfiados num manicomio. Ser normal é chato. A eles minha eterna admiração e a vocês, força para aguentarem loucuras bipolares de moi!!! ;*

"Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do outro lado,  aprendendo a ser louco, um maluco total, na loucura real..." (Raul Seixas)

"Qualquer um que desperto se comportasse como nos sonhos seria tomado por louco. " (Freud)

"A genialidade é uma tipo de loucura." (John Lennon) 

 Afinal, quem são os verdadeiros loucos?

6 comentários:

  1. Eu acho que pior do que os gênios serem tratados como loucos é quando loucos se passam por gênios...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Um Estranho no Ninho é realmente um filme fantástico! Jack Nicholson consegue parecer mais louco nesse filme do que em O Iluminado.

    "Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."
    (Oscar Levant)

    ResponderExcluir
  3. Ah e saber um filme que fala dessa questão que faltou ? "Bicho de sete cabeças"

    ResponderExcluir
  4. Bicho de Sete cabeças tbm é bacana, embora eu não goste muito de cinema nacional, esse eu assisti e recomendo.
    Quanto aos loucos que se passam por gênios, tenho minhas ressalvas, sobre Hitler por exemplo, ele era um gênio, um Louco e um genocida, ou seja: Um monstro que usou seu "gênio" "louco" na busca de sua realização "genocida".
    Inteligência e genialidade são temas difíceis a serem discutidos, pois mesmo as pessoas não usando de forma a beneficiar as outras pessoas, não tiro o mérito de cabeças pensantes. Nesse caso teria aniquilado, torrado o cérebro de Hitler se ele tivesse sido internado num manicomio, mas a história tbm perderia muito com a internação de outras figuras.

    Quanto a Um estranho no ninho, realmente, o filme é fantástico. Recomendo!!! Atuação perfeita de Jack Nicholson.

    =***

    ResponderExcluir
  5. Acho que faltou falar de 3 grandes gênios das estórias em quadrinhos...
    Batman, Lex Luthor e o Curinga
    hehe

    ResponderExcluir
  6. valeu pelos elogios.

    kirux.wordpress

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails