segunda-feira, 23 de agosto de 2010

-- Mentira --

"A história a seguir se passa em um mundo onde a raça humana nunca desenvolveu a habilidade de mentir. Não existe tapeação, bajulação e nem ficção. As pessoas dizem exatamente o que pensam, e as vezes de uma forma ríspida. Mas não tem escolha é a natureza delas..."
Introdução do filme "The Invention of Lying"(A invenção da mentira / O primeiro mentiroso)
Mark, gordo, feio. falido, desempregado e estava prestes a ser despejado de seu apto até que.... Ele aprende a mentir para ajudar seus amigos, conseguir dinheiro no banco, trapacear no cassino, etc, depois de pequenas mentiras sempre vem as grandes, então... Ele inventa a vida pós morte, os mandamentos e o homem do céu(deus)... Como ele é o único que consegue mentir, ele consegue  fazer com que os outros acreditem em qualquer coisa.
O filme não é ótimo, mas ideia central nos faz pensar, como somos rodeados por mentiras. A falta da mentira nos prende a realidade de tal forma, que perdemos a capacidade de sonhar, criar expectativas, medos e elimina a criatividade. Não existiriam mais filmes, nem livros, músicas, nada que exigisse o mínimo de criatividade, monstros, desenho animado, fim do mundo, amores eternos, novelas, seria muito, muitoo sem graça... Duas profissões que se destacam na mentira, seriam uma comédia:

PUBLICITÁRIOS

Eles não são mentirosos, apenas ocultam os pontos negativos dos produtos e te fazem acreditar  que você precisa deles pra viver. Imagine um a propaganda da Coca-Cola: 
"Oi, sou o Bob, representante da Coca-Cola. Estou aqui hoje para pedir que  continuem comprando. É a bebida que tem tomado a anos, e se ainda gostar dela pediria para comprar novamente em breve. É, basicamente, açucar mascavo e água. Não mudou os ingredientes, então não há nada de novo que eu possa lhes dizer. Mudou um pouco a lata, note que as cores estão diferentes, tem um urso polar que as crianças gostam. Coca tem muito açucar, como qualquer bebida calórica causa obesidade à crianças e adultos que não tem uma  dieta saudável..."

POLÍTICOS
Assim como os publicitários eles trabalham com dois sentimentos fundamentais do ser humano: Esperança e Medo. Eles tentam dar esperança de uma vida melhor, e quem esta no poder utiliza do medo de que a oposição não dê continuidade em seus projetos. Todo ano,  todos os políticos se utilizam disso. E se os políticos fossem sinceros? O Tiririca já teria ganhado as eleições, pq no meu ponto de vista é o único que esta sendo sincero, quer ajudar a família dele e nem sabe o que faz um deputado federal. Quantos engravatados não fazem a mesma coisa? Só não dizem isso...

Concluindo:  Mentir é  preciso(mentira branca, claro!)...

"... Não é bom dizer mentiras; mas quando a verdade puder trazer uma terrível ruína,  então dizer o que não é bom também é perdoável..."

8 comentários:

  1. Eu acho que independentemente de quão sincero o Tiririca seja, eu continuo torcendo para que as pessoas não votem nele.

    =P

    ResponderExcluir
  2. Hj o episodio do Dr. House foi sobre mentira..
    hehehe adorooo :p

    ResponderExcluir
  3. Não estou fazendo campanha para o Tiririca, só acho q ele é um dos poucos q está sendo sincero...
    Se ele for eleito, teremos menos uma família necessitada no Brasil... Se outro engravatado for eleito, teremos mais um rico mais rico.

    Parece besteira? Não estou levando política a sério? Convenhamos, assista o horário político e veja se dar pra levar alguém a sério...

    =***

    ResponderExcluir
  4. Pow, eu não sei se o Tiririca é realmente um necessitado, mas tudo bem. Além do mais, como você já deve ter percebido pelo horário eleitoral, já temos palhaços demais na política.

    ^^

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente eu me sinto culpado de ficar rindo pelo horario politico do tiririca. Em que diabos um cara que nem sabe pra que serve um DF quer ocupar o cargo senao somente para tirar proveito próprio.
    O pior é q mesmo sendo uma caricatura ele está mostrando na real qual é a verdade sobre politicos, nenhum sabe o que fazer lá e só querem se dar bem.
    O fato é triste, pois com um quartel como esse não há como procurar uma opção melhor, já que como ele mesmo disso "pior nao fica". Entretanto dizer que o tiririca é voto de protesto é um cúmulo. O brasileiro tem o mal d levar tudo na palhaçada, até algo tão sério como tiririca, se fosse para fazer um voto de protesto mesmo todos votariam nulo, se o pleito não atingir o percentual para eleger nenhum candidato a eleição inteira seria nula. Aí sim seria algo bonito de se ver.

    ResponderExcluir
  6. Não há como negar que as "mentirinhas" são necessárias. Um mundo cheio de verdades seria "seco", certo? Mas a verdade nos liberta... o problema é saber lidar com ela. Encará-la de frente! Face to face!!! rsrs

    Em relação ao Tiririca... pelo menos ele diz a verdade. Os outros políticos usam um discurso pronto, com o mesmo conteúdo "Eu faço, eu sou, eu posso, acredite, vote".

    Não que o Tiririca mereça votos por isso (rs), mas pelo menos ele não está enganando a ngm!!

    ResponderExcluir
  7. Não faria campanha pra ninguém auhauhauh
    Sou contra voto de protesto, acho q a campanha dele já é um protesto.. Olhe pra mim, isso aqui não passa de um circo...

    =**

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails