domingo, 29 de agosto de 2010

-- BananaFobia --

Quantas e quantas pessoas já riram da minha cara quando digo que tenho "medo" de BANANA... Tenho certeza que várias pessoas que acessam este blog, não só riram como tentaram me encostar uma banana e eu saí gritando e correndo... Então, parece besteira, mas não é!


O meu medo por banana começou na infância(assim como a mulher da reportagem) quando meu pai(só podia né?) falava que aquela parte preta que prende a penca de banana era um bicho... Depois disso tomei pavor de banana, não como, odeio o cheiro, e não toco de jeito nenhum... Mas afinal, o que é FOBIA, de onde surge, como não confundir com medo ou simples nojinho? Freud explica!

MEDO: é um sentimento que nos avisa quando a situação exige uma atitude de fuga ou de ataque e o nosso organismo se prepara para uma ação rápida, forte, intensa. É um sentimento fundamental para a proteção de nossa espécie, pois surge diante de algo iminente, apropriado à situação a qual representa.

FOBIA:  É um medo exagerado e desproporcional, pois surge diante de algo que não representa perigo, causando enorme angústia, principalmente quando paralisa o sujeito.
As fobias podem ser divididas em dois grupos, "de acordo com a natureza do objeto temido":

1- Fobias comuns, um medo exagerado de todas aquelas coisas que qualquer pessoa detesta ou teme em menor ou maior grau, como a noite, a solidão, a morte, a doen­ça, cobras, etc;

2 - Fobias específicas, o medo de circunstâncias especiais que não inspiram medo no homem normal; por exemplo, agorafobia e as outras fobias de loco­moção".

Então, eu e a mulher da reportagem sofremos de uma fobia específica por bananas, mas que pode ter sido uma transferência  do que sentimos pelas pessoas que nos provocou tal medo em nossa infância. Essa reportagem  demonstrou que sou normal, pq não sou só eu que sofro dessa mal, ou que sou anormal, pq o medinho virou fobia... 
Bom, tbm tenho quase fobia de gente BANANA, sabem aquelas pessoas sem vontade própria que concordam com tudo, são lentas? Então, bananas...
Mas no caso da banana, creio que muitos adolescentes hoje podem sofrer dessa fobia, pois na infância era obrigados a assistir um programa com duas bananas que iam de pijama para todos os lugares cantando uma musiquinha ridículaaa...
Senhores pais, CUIDADO! Esse tipo de programa pode causar BananaFobia no seu filho.

Agora que já sabem que não é besteira, é um caso muito sério...
Chega de brincadeirinhas, ok?

13 comentários:

  1. Medo de frutas nunca ouvi falar até agora, mas medo de sereia - que a gente comentou lá no Belos - é um pouco mais comum. Dizem que é medo de perder o controle. Tem até comunidade no orkut. Tá vendo? Não estou só. rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que até agora não consegui identificar nenhuma fobia em mim. Eu acho que quando era adolescente, eu acho que eu não consegui entender bem as pessoas que tinham fobia, mas eu acho que convivendo com alguns amigos que sofriam de ansiedade, eu acho que passei a entender melhor esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  3. Belos - Caramba, vou dar uma olhada, interessante... Realmente se ter fobia de fruta fosse comum não teria destaque no site né? Acho q só tenho uma companheira nesse mundo haahuhau

    Léo - Q bom q não tem fobias, a minha não me atrapalha em muita coisa, até pq até hje nunca ninguém levou a sério meu pavor por banana...

    =***

    ResponderExcluir
  4. Bananas de Pijamas foi ótimo.
    HAuahaUhaUAHUA
    O pior é que eu via esse desenho. Ainda bem que nunca fiquei com fobia.
    haha'
    ;*

    ResponderExcluir
  5. essa eu nunca tinha ouvido, quase fiz um trocadilho infeliz, mas graças a deus conti minha lingua obsena. ehhehe

    Fobia é coisa séria, tenho uns medos como altura me paralisa, mas o que realmente me cogela o sangue é o medo do fracasso e da solidão, mais do fracasso pq a solidçao eu já to acostumando. Mas essa maldita Cacorrafiofobia me mata.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho medo de banana desde que eu tinha uns 3 anos...Todo mundo ri de mim por causa disso...

    ResponderExcluir
  7. Olá, estava em busca de pessoas que tivessem esse mesmo ''problema'' que eu só pelo simples fato de não me sentir só ou maluca como todos me chamam. Eu tenho fobia de banana e não sei a origem disso, não aconteceu nada que me traumatizasse, mas eu tenho um pavor, nojo, medo de banana e nunca ninguem me entendeu. Quando eu tinha uns 10 anos minha mãe me levou a um psiquiatra e ele disse que isso iria passar que era coisa de ''criança''. Hoje tenho 19 anos e só piorou, estou começando um tratamento com um psicólogo.. ja não aguento mais as pessoas rirem de mim e me chamarem de fresca, ou me menosprezarem dizendo que muitos queriam ter um banana pra comer e eu rejeitando.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho fobia de banana, só de ouvir alguém falando que comeu eu passo mal, não posso nem chegar perto.

    ResponderExcluir
  9. eu também tenho fobia dessa fruta, tanto que tenho dificuldade até de falar o nome dela...

    quanto a essa frase da Thaynara "Quando eu tinha uns 10 anos minha mãe me levou a um psiquiatra e ele disse que isso iria passar que era coisa de ''criança''." pra mim não passou nunca e já estou com 42 anos.

    É bem complicada a forma como as pessoas tratam esse problema, achando que é frescura e tentando nos impor a convivência com a tal fruta

    ResponderExcluir
  10. Nss man to mto feliz de n ser a unica assim

    ResponderExcluir
  11. Também tenho bananafobia,muitos dos meus familiares falam que é frescura e que um dia eu vou comer essa fruta.Até então eu não sabia que existia fobia com frutas, não suporto o cheiro,não toco evito contato.Não entendo por quê eu tenho essa fobia,sendo que quando era bebê eu comia sem problemas.Nunca contei que tenho essa fobia para meus colegas, quanto menos pessoas souberem disso melhor,procuro me preservar,para evitar rumores.

    ResponderExcluir
  12. Man, achava que só eu era desse jeito kk

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails