sábado, 16 de outubro de 2010

-- DProf. --

Eu gostaria de fazer um post sobre professores, alguns pra ser mais específica, 4 deles foram muito importantes pra mim e por certo ajudaram a formar meu carater. Costumo dizer que: Alguns são funcionários, outros são professores, essa é a diferença, e foram esses que me ensinaram a pensar, a andar com minhas próprias pernas.
Pra começar sempre estudei em escola pública, e entre professores que não estavam nem aí pra nada, se destacavam duas: uma pela rigidez e outra pela forma amorosa de tratar os alunos. Mas como tudo que é diferente, tudo que vai realmente lhe acrescentar algum esforço não é bem aceito pela maioria e esses professores não foram valorizados como eu gostaria que fosse. Vamos aos nome, nada impessoal por aqui:

1) Profª Cláudia: Sabe o que é um doce de pessoas? É ela, é uma professora que claramente gosta do que faz, travava os alunas de forma tão doce, e nem sempre era respeitada por isso, se esforça ao máximo para tornar suas aulas de biologia(não é minha matéria favorita, nada pessoal), o mais interessante possível, levava a gente pra fora da sala de aula pra ver biologia acontecendo ao vivo.

2) Profª Sueli: Sabe aquela professora que ninguém gosta? Então essa era ela. Mas eu gostava, ele forçava os alunos a ler, eu aprendi a gostar de literatura com ela. Ela era professora de português(me desculpe os erros de português, a culpa não é sua) e de literatura, onde ela passava meio livro pra estudar pra prova e eu estudava rindo e fechava quase todas elas. Ela uma vez me deu 11 em uma redação que valia 10 pq superou as expectativas dela, ela dizia que eu seria uma boa jornalista. Eu sentia que a admiração era recíproca.

Fui pra faculdade, e mesmo sendo particular, o mesmo descaso, alguns professores desmotivados passavam só aquela teoria chata e mais nada, já outra passava experiência de vida . Vamos ao nome:

3) Profª Glória, ela ensinava contando parte de sua própria experiência, ela analisava e apoiava o que o aluno tinha de melhor. Graças a ela eu aprendi a gostar de análise, graças a ela  descobri software livre e inclusão digital, conheci pessoas ótimas que organizavam o Festsol., graças a ela virei palestrante. Não me esqueço da primeira palestra, ela montou a palestra e os slides praticamente sozinha, eu só precisava falar e para pouca pessoas no auditório da faculdade e mesmo assim eu travei de tal forma, que nossa, passei sufoco. Mas mesmo a primeira experiência sendo mais ou menos, ela incentivou para que fizemos a palestras, com conteúdo diferenciado no FESTSOL. Essa palestra pra mim foi um divisor de águas, montei a apresentação praticamente sozinha, e lá na frente de tantos bons profissionais de software livre e muita, muita gente desconhecida, eu palestrei lindamente, foi um dos momentos de glória da minha vida, primeiro pq fiz um bom trabalho, segundo pq perdi a trava de falar em público para muita gente e em terceiro lugar, existia uma professora que acreditou em mim, quando nem eu mesma acreditava.

Mudei de área e fiz pós em Gestão de Pessoas e lá.... Vamos aos nome:

4) Profº Servino: Ele era o professor mais carrancudo e temido da pós, não aplicava provas, mas exigia trabalhos perfeitos. Ele tinha uma forma super engraçada de dar aula, mas era super exigente. Nos forçava a pensar. E como a maioria dos professores que fazem isso, era criticado. Me lembro de um trabalho dele Sobre Remuneração, pesquisa de mercado algo assim, que eu fiz "o trabalho", mas isso é meu de costume, tentar fazer sempre o melhor, mesmo ralando o dia todo, quando eu gosto do assunto as ideias fluem e viram quase uma monografia. Fiz o trabalho sozinha, embora o trabalho fosse em grupo, mas como ninguém falava nada, peguei e fiz. Fomos o último grupo a apresentar e depois de ver como ele criticava os outros trabalho deu até medo. No segundo slide ele pede pra parar tudo e diz: Esta vendo gente, era isso que eu queria, se eu sou o chefe de vocês, vocês tem que me dar argumentos sólidos para conseguir tirar algo de mim. E eu lá com meu trabalho cheio de gráficos, etc. No fim do trabalho que apresentei quase todo sozinho, ele me pergunta onde eu tinha feito minha graduação em administração. E eu respondi que eu não havia feito administração, fiz sistemas de informação. E o professor mais exigente disse que eu tenho uma noção gerencial muito boa e q eu iria longe. Deu vontade de chorar! O_O

Vocês podem estar pensando, você só falou de professores que gostavam de vc. Pode até ser, mas pra conquistar isso não foi fácil, foram pessoas que mudaram minha vida, minha forma de ver as coisas. Que me deram mais segurança pra fazer o que eu sei que sei fazer.  A todos os outros professores que passaram pela minha vida, muito obrigada, mas a esses 4, se esse post chegar até vocês, o que eu acho difícil, vocês me ajudaram a ser quem eu sou profissionalmente. =)

Um comentário:

  1. que inveja nunca tive um professor assim, so aquela na sexta serie q eu era morto de apaixonado, mas isso é passado

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails