sábado, 16 de junho de 2012

-- EsperançaR --

Todo mundo conhece um ser tão paciente que dá até raiva, faz tudo se arrastando como uma lesma, e espera, espera, como se tudo fosse se ajeitar automaticamente. Em um outro extremo tbm conhecemos pessoas apressadinhas(EU), que na afobação, acabam fazendo merda, ou muita vezes sofrem por antecipação. Encontrar o meio termo é complicado, mas li algo a respeito hoje que achei interessante, de onde vem a esperança? Não devemos confundir esperança com esperar. Como dizia Paulo Freire (salve, salve!):  

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...


Paulo Freire recomenda uma paciência impaciente, de um lado, e uma impaciência paciente, de outro, a fim de conseguir projetar de dentro de si toda sua capacidade transformadora e realizadora. Por quê? Porque só a esperança do verbo esperançar é capaz de continuar a partir do ponto em que a esperança do verbo esperar, ou paciência, termina.

No, life won't wait for you my friend...!

3 comentários:

  1. Mônica, você conseguiu escolher um texto bem bacana.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, gosto muito dessa reflexão...

    ResponderExcluir
  3. Olá, também sou uma admiradora de Freire...
    Poderia dizer em qual obra tem o pensamento de Freire sobre esperança, aspado acima?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails