quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

-- Cheiro --

" Homem do violino - Isso aqui cheira a merda.
Lourenço - É, do ralo ali.
Homem do violino - Não é não.
Lourenço - É, o cheiro vem do ralo ali.
Homem do violino - O cheiro vem de você.
Lourenço - Não, não amigo, tou com um problema aqui no banheirinho aqui ó, o ralo aqui.
Homem do violino - E quem usa esse banheiro?
Lourenço - Eu.
Homem do violino - Quem mais?
Lourenço - Só eu.
Homem do violino - Então. De onde vem o cheiro?"

Retirei esse diálogo do filme brasileiro, que super recomendo, "O Cheiro do Ralo". Para começar podemos observar que nenhum outro personagem além do principal(Lourenço) tem nome, o personagem principal trata todo o restante como objetos, acho que por isso nem se deu o trabalho de lhes dar nomes, mas não quero analisar psicologicamente Lourenço. O que me chamou atenção nesse diálogo foi que, é uma das coisas que mais fazemos na vida, quando algo não vai bem colocamos a culpa em outra coisa ou alguém, quando verdadeiramente o problema esta sempre na gente. Reclamamos da saúde, do transporte público, mas no fundo, sem ser piegas, quem elegeu os governantes que cuidam disso? Reclama da vida, do emprego, da namorada(o), mas quem escolheu o que te levou até onde esta? Não espere deus ajudar ou o diabo atrapalhar. E agora, o que você vai fazer? Você entrou na fossa, saia dela. Suas desculpas não vão mudar a situação. O ralo(mundo) não fede, sendo você o responsável pelo ralo, quem fede é você.

"O CHEIRO VEM DE VOCÊ."
Qual o seu cheiro?

3 comentários:

  1. É por isso que eu faço o possível para não dizer "minha vida está uma merda" ou coisa do tipo. Mas é claro que nessa hora não podemos esquecer de nosso velho amigo Woody Allen em Match Point quando menciona o fator "sorte". Você pode ser um puta trabalhador a vida inteira e ralar como um louco para alcançar seus objetivos, mas se não puder contar com a velha e boa sorte... Infelizmente vai tudo por água abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro ficar com Sêneca: "A sorte respeita os valentes e oprime os covardes."

    Não sei se acredito em sorte, se as pessoas não estiverem preparadas para as oportunidades que aparecem, ou até mesmo para criar oportunidades não há sorte que ajude.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis assistir este filme, mas nunca tive coragem. De qualquer maneira, não é à toa que a gente vive se enchendo de perfume. E não estou falando do sentindo literal não, é do figurado mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails