sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

-- Desordem e Progresso --

Tem quem diga que o Brasil não vai pra frente pq a visão, a mentalidade ligadas a frase da bandeira está errada, não existe progresso se manter a ordem, logo, o correto seria, "Desordem e Progresso".
Toda mudança, eu disse TODA, está sujeita a imprevistos, e o que era organizado, se desorganiza, nem que seja por alguns momentos.



Você faz o mesmo caminho para o trabalho ou escola, todos os dias, um belo dia aparece uma obra da prefeitura e você não consegue mais manter o trajeto de costume, é obrigado a buscar alternativas e passar por outras ruas, você vai ficar nervoso, pode demorar mais pra chegar ao destino, pode descobrir uma forma até mais rápida de chegar até lá, uma pequena mudança, o que a princípio é um incomodo, pode se tornar algo bom.
Mudar de médico, de cabelereiro, até acertarem o seu jeito, o que funciona com você, o que não funciona, pode gerar desconforto.
Mudar de casa, seja pelo motivo que for, pode ser o melhor dos motivos, você saiu do aluguel e conseguiu comprar sua casa própria, isso não diminui toda bagunça de empacotar tudo, depois colocar tudo no lugar, conhecer a nova vizinhança, até se acostumar com tudo, até colocar tudo no lugar, temos desordem.
Mudar de emprego então, mesmo que seja para um melhor, aquelas primeiras semanas, que você não sabe nem o que pode dizer, até conhecer as pessoas, as políticas da nova empresa, é a desordem, o caos que antecede o progresso.

 
Alguns pensadores falaram sobre isso. 
"Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!" (Albert Einsten)
Quer resultados diferentes, mude, passe pelo caos, desordem, tempestade, como queira chamar e depois vai conquistar a mudança que tanto quer.

"É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela." (Friedrich Nietzsche)
Novamente o caos, antecedendo a mudanças positivas.

Mas nem toda mudança é positiva, temos que nos acostumar com a idéia de que mesmo com as melhores das intenções, mesmo planejando, as vezes achamos que tal mudança é necessária e você vai conquistar algo com ela, muda, passa pela desordem e o progresso não chega, todo mundo toma no cu de vez enquando. O importante é, não deixar que esse tipo de experiência te paralise e que passe a ter medo de mudar, o medo é o principal agente do caos (Coringa), e esse tipo de caos não vai te tirar do lugar.

Quanto a mim, não tenho medo de mudanças, hoje, estou no caos que não vai gerar progresso, fruto de más escolhas, mas diante disto mudarei de novo e de novo, até dar certo. Hoje enfrento um dos meus maiores desafios, decidi o que fazer da vida, só que o início do projeto não depende de mim, e para mim não existe desordem mental pior que depender de outros. Só me resta esperar, esperar, esperar... mesmo que isso esteja me consumindo aos poucos, que faça com que eu me sinta incapaz, talvez no meio do caos, eu pelo menos aprenda a esperar. 


O que eu espero mesmo, é que o psicólogo que me disse essa frase "Desordem e Progresso", esteja certo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails