sábado, 22 de outubro de 2011

-- ÉNem --

Quando fiz ENEM, a não sei quanto tempo atrás, não liguei muito, fui na vibe de chutar tudo em uma letra só, q na época não influenciava em nada para ingressar em uma faculdade. Massss, se eu tivesse que fazer o ENEM hoje, sabendo o que sei sobre o mercado de trabalho, faria diferente? NÃO!

Você, caro estudante que escolheu finalmente o que quer ser na vida, de acordo com o que você gosta e tem prazer em fazer, estudou pra caralho durante um ano ou mais, perdeu festas, sono e tempo para fazer essa prova. Vou te bater a real, mesmo que você consiga passar e ingressar na faculdade dos seus sonhos, depois de se fuder estudando por mais no mínimo quatro, cinco ou sei lá quantos anos(depende dos números de greves da federal), depois mais um ou dois anos fazendo uma pós e por aí vai.... vai existir um fdp espertinho, que se formou com você, pouco se fudeu pra essa prova, fez um CURSO TÉCNICO de um ano e meio e, além de já estar no mercado a mais tempo e não ser um estudante duro, ele PODE GANHAR MAIS QUE VOCÊ.


 


Tem muito "jumento"escondido por trás de diplomas.

 

Tem muita gente buscando formação superior e poucos se especializando em funções que exigem "menos escolaridade". SEJA inteligente, como eu não fui, fiz graduação, pós e tem muita gente com curso técnico ganhando mais que eu. Sonhos são sonhos, cada um sabe o que quer, mas elabore sua estratégia, nem sempre fazer o que todo diz que tem que ser feito vai te levar a um lugar legal. Diploma não garante nada. Então, se não conseguir passar, ou algo parecido, vá para o plano B, as vezes ele funciona melhor que sequência pré estabelecida pela massa.

Um comentário:

  1. Eu tenho um primo que fez curso técnico e está super bem, mas além de ter feito o curso técnico ele saiu fazendo um monte de certificações para poder trabalhar em áreas mais especializadas dentro da parte técnica.

    Pelo menos na área de engenharia eu não vejo tanto a questão do curso técnico como uma pessoa que quis estudar menos mais como uma pessoa que gosta um pouco mais de quem gosta de meter a mão na massa, enquanto o curso superior é algo mais para quem gosta de inovar e gerenciar de um ponto de vista macro.

    Agora, entrar no mercado de trabalho mais cedo sempre é uma vantagem. Eu mesmo acho que perdi muitas oportunidades por demorar a procurar estágios no começo do curso.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails