sexta-feira, 3 de setembro de 2010

-- Titereiro --

Você é
TITEREIRO OU O TÍTERE?
(Titereiro é aquele que lida, manipula, movimenta o Títere (boneco que se move por cordéis e engonços).)

Minha essência é naturalmente existencialista, acredito, ou prefiro acreditar que nós temos o controle de nossas vidas, que somos livres para escolher entre A ou B e sofrer as consequências de nossos atos.
As vezes me pego pensando sobre o destino, o que não existe no existencialismo, será que ele não existe mesmo? Se nossas escolhas convivem e conflitam com as escolhas de outras pessoas, destino seria isso? Quantas vezes já escutei: Vc estava no lugar certo na hora errada, lugar errado na hora errada, lugar certo na hora certa.
Somos realmente livres? Ou estamos presos ao que fizeram de nós, a sociedade, os padrões ou a própria natureza humana?
 
[Imagens do filme: Quero ser John Malkovich - Indicação do Leandro Luz ]

O que controla você? Um vício, medos, o amor, a razão, o ódio, a solidão, a tristeza, a religião?
Tudo que aparentemente é inocente pode nos tornar seus escravos dependendo da proporção. E se tivermos que controlar essa proporção, para fugir da escravidão, já não estaríamos presos a essa luta constante contra a maré?
É difícil para o homem a ideia de que sua vida não depende unicamente dele mesmo, que ele não é livre. Até a religião teve que inventar o livre arbítrio. É difícil aceitar que é um títere manipulado pelas circunstâncias.
Não estou defendendo, o "... deixa a vida me levar, vida leva eu...", se você não se mexer, nada vai acontecer, temos liberdade, mas é uma liberdade parcial.
Complicado né? Sempre me pego perdida entre o existencialismo e a fenomenologia, e se eu soubesse a verdade, descobrir quem é meu Titereiro, mudaria alguma coisa? Acho que não, infelizmente ou felizmente, estou presa a questionar infinitamente a existência de tudo, no fim, me parece que livre mesmo é quem não pensa, quem não questiona "de onde veio, pra onde vai" e apenas vive.
"Estamos condenados a ser livres."
Livres para escolher nossas prisões...

4 comentários:

  1. Eu acho que eu já devo ter falado lá no blog antes só o que eu penso a respeito do destino de uma pessoa. Eu creio que em parte nós somos responsáveis pelo nosso destino através dos nossos atos, mas também existe uma parcela das nossas vidas que nos foge ao controle e que realmente impacta no nosso destino.

    Por exemplo, eu nasci em uma família que tinha condições de me proporcionar o aprendizado em bons colégios e professores. No entanto, eu fiz a opção de aproveitar essa oportunidade, se eu tivesse nascido numa família que não me desse essa oportunidade, eu não sei se o meu destino seria o mesmo, ainda que eu optasse por aproveitar toda a educação que eu recebo.

    Eu não sei se seria o mesmo se tivesse nascido em outro lar, em outro país ou em outro período histórico.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos numa eterna condicional, essa é a verdade!
    E valeu por citar meu nome/blog aí!
    ^^

    Beijão;*

    ResponderExcluir
  3. eu nao sei se sou condicionado, mas com certeza minhas decisões nao são tomadas soimente por minha causa, assim como nem mesmo o universo ao meu redor é assim. na verdade nem sei se perenço a esse mundo, me sinto mais como uma peça errada de um quebra cabeça ao qual nao pertenço, sei lá, na verdade nao faço a menor ideia do que pensar e como agir, a velha hist do quem sou de onde vim para onde vou, será mesmo que posso mudar meu caminho? se posso pq ainda não o fiz? ah vc eskeceu de diz o "estar no lugar errado na hora errada" que é bem mais o meu caso.

    ResponderExcluir
  4. Tenho medo de absolutamente tudo. Sou tensa por natureza. Isso responde sua pergunta?
    (O que controla você?)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails